Ratinho Junior é homenageado pelo governo de Hyogo, no Japão

Foto: Felipe Henschel/AEN

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta segunda-feira (10) a “Hyogo Prefectural Award”, maior honraria concedida pela província japonesa de Hyogo, destinada a pessoas e instituições que contribuíram de forma excepcional para o desenvolvimento e a cooperação internacional da província. O chefe do Executivo paranaense foi escolhido por sua atuação no fortalecimento das relações diplomáticas, econômicas e culturais entre o Paraná e Hyogo em 2025. A homenagem ocorreu no Palácio Iguaçu.

“É especial para mim receber essa homenagem, mas também é muito importante na relação do Paraná com a província de Hyogo, no Japão, que existe há 55 anos. Hoje nós temos empresas japonesas, inclusive da província de Hyogo, que se instalaram no Estado. A última foi a Sumitomo, que dobrou o seu tamanho aqui na Fazenda Rio Grande, fruto da irmandade que se consolidou entre as duas partes”, disse o governador.

O representante oficial da província de Hyogo para as Américas, Takahisa Ikegami, veio ao Brasil especialmente para entregar a condecoração, que foi criada em 1950. Ratinho Junior foi o único estrangeiro entre os 218 selecionados para a homenagem. O ato simbólico representou também o reconhecimento direto do governo japonês regional ao Paraná pela parceria estratégica de longo prazo. O acordo de irmandade entre ambos foi firmado em 1970. Curitiba é a única cidade fora do Japão a ter um escritório oficial do Governo de Hyogo.

“O governador foi escolhido para esse prêmio porque ele teve um desempenho excepcional na consolidação dessa relação com Hyogo. Para começar, ele esteve em 2023 no Japão. Lá, visitou as cidades-irmãs que temos com o Paraná. Além disso, intermediou pessoalmente a vinda de empresas de Hyogo para cidades paranaenses. São apenas alguns exemplos de como ele contribuiu para fortalecer esses laços com nossa província”, explicou Ikegami. Segundo ele, as principais áreas beneficiadas com essa parceria são a educacional e a econômico-financeira.

As quatro cidades paranaenses consideradas irmãs de municípios localizados na província de Hyogo são: Curitiba, cuja ligação é com Himeji; Londrina, com Nishinomiya; Maringá, com Kakogawa; e Paranaguá, com Awaji. Duas empresas com matriz naquela região do Japão se instalaram na Região Metropolitana de Curitiba. A Sysmex, especializada em equipamentos e reagentes laboratoriais, tem um braço em São José dos Pinhais. E a fabricante global de pneus Sumitomo Rubber atua em Fazenda Rio Grande.

ECONOMIA – Hyogo se destaca pela indústria pesada, sendo um polo industrial importante na Terra do Sol Nascente. Os segmentos econômicos com maior destaque são os de equipamentos eletrônicos para navios cargueiros e pesqueiros; anzóis e acessórios de pesca; fios metalizados e rolos motorizados; e indústria de transformação e tecnologia avançada. O Porto de Kobe, capital da província, é um dos maiores do Japão. A província é composta por oito distritos e 41 cidades, tendo uma área total de 8,3 mil km² e uma população de pouco mais de 5,5 milhões de habitantes.

O Paraná abriga a segunda maior colônia japonesa do país, com cerca de 276 mil descendentes. A imigração no Estado começou em 1912, se expandindo para os municípios do Norte e Nordeste dois anos depois. O Brasil tem a maior comunidade nipônica fora do Japão, com 2,7 milhões de descendentes.

PRESENÇA – Estiveram presentes também no evento Darci Piana, vice-governador; José Eduardo Bekin, diretor-presidente da Invest Paraná; Yasuhiro Mitsui, cônsul-geral do Japão; Cristiane Ueta, coordenadora de Relações Internacionais da província de Hyogo no Brasil; Nori Seto, vereador de Curitiba; Everson Takayama, presidente do Nikkei Curitiba.

Fonte: AEN