Rio Bonito do Iguaçu recebe 4 toneladas de alimentos da Defesa Civil e segue precisando de ajuda para reconstrução

Foto: Ari Dias/AEN

Uma carreta e quatro caminhões-baú da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil já levaram a Rio Bonito do Iguaçu, na região Centro-Sul, quatro toneladas de alimentos, além de 565 colchões, 370 kits dormitório – que contam com cobertor, travesseiro, lençol e fronhas –, 154 kits de higiene e 100 kits de limpeza, além de 2.600 telhas e 54 rolos de lona.

Os materiais de ajuda humanitária vão atender emergencialmente as famílias afetadas pelo tornado que atingiu a cidade na última sexta-feira (7). A Defesa Civil também está organizando as doações que estão sendo levadas a quartéis do Corpo de Bombeiros e outros postos de coleta, para fazer a distribuição aos afetados.

Como grande parte das residências e edificações da cidade teve danos, o trabalho de distribuição deve ser feito de forma organizada. Por isso, a Defesa Civil orienta que as doações sejam levados às unidades do Corpo de Bombeiros, já que o município não tem estrutura para receber ou armazenar os donativos.

Além de itens de alimentação, higiene e limpeza, a necessidade maior agora é por materiais de construção, como rufos, calhas, telhas de fibrocimento 5 mm, forro de PVC, pregos, parafusos, postes e betoneiras. “O momento agora é de reconstrução, por isso a prioridade é por materiais de construção, principalmente para a reconstrução do teto das casas que podem receber essa melhoria”, explicou o secretário estadual das Cidades, Guto Silva.

“E quem puder ajudar neste momento difícil, há a necessidade de profissionais especializados em construção civil, como pedreiro, encanador, eletricista e carpinteiro”, disse. “Então os empresários que querem fazer doação, se puder deslocar algumas pessoas para poder ajudar aqui, vai ser de grande valia. Toda ajuda é sempre bem-vinda”.

“A primeira etapa é a reconstrução das casas parcialmente destruídas. E essas doações são muito importantes, porque tem previsão de chuva a partir de quarta-feira. Então temos que acomodar parte das famílias que podem ser ajudadas, arrumando as suas casas”, ressaltou o prefeito de Rio Bonito do Iguaçu, Sezar Augusto Bovino.

RECONSTRUÇÃO – O governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou, na noite de domingo (9), a lei que altera as regras de repasse do Fundo Estadual para Calamidades Públicas (Fecap), para que cada família receba até R$ 50 mil para a reconstrução de suas casas. Até então, a lei permitia apenas repasse fundo a fundo aos municípios e a mudança vai permitir o repasse direto de recursos financeiros às famílias que tiveram as casas destruídas

Engenheiros da Cohapar e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA/PR) estão fazendo o diagnóstico estrutural das residências para avaliar os prejuízos. A Cohapar também vai lançar um programa emergencial para construção de casas na cidade, que tem 14.297 habitantes e teve 90% de suas estruturas avariadas.

Fonte: AEN