A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi presa nesta terça-feira (29) em Roma, dois meses depois de deixar o Brasil. Ela estava na lista vermelha da Interpol, o que a tornava procurada internacionalmente em 196 países.
A prisão foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou sua detenção após a condenação a 10 anos de prisão pelos crimes de falsidade ideológica e invasão ao sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A decisão foi tomada em maio pela Primeira Turma do STF. O hacker Walter Delgatti, envolvido no mesmo caso, recebeu pena de 8 anos e 3 meses.
A informação sobre a prisão foi divulgada pelo deputado italiano Angelo Bonelli, que afirmou nas redes sociais que Zambelli estava em um apartamento em Roma e que comunicou a localização às autoridades locais. O Ministério da Justiça da Itália confirmou a detenção.
Após ser condenada, Zambelli deixou o Brasil no início de junho rumo à Itália, país onde também possui cidadania. Desde então, o governo brasileiro vinha tentando, sem sucesso, obter sua extradição.
Fonte: CATVE
0 Comentários