O corpo do escritor e publicitário Roberto Duailibi foi velado e enterrado em São Paulo na manhã deste sábado (19).
Duailibi morreu nesta sexta-feira (18), aos 89 anos. Ele era um dos principais profissionais do setor no Brasil, além de ser membro da Academia Paulista de Letras desde 2015.
Amigos e parentes se despediram de Duailibi no Cemitério do Morumbi, na Zona Sul de São Paulo. Colegas de profissão e ex-alunos também se despediram do publicitário.
Rubem Duailibi, filho de Roberto, falou no velório sobre a profissão do pai.
"Todo mundo virou publicitário na família e eu virei jornalista. Então é tudo é mídia, tudo é imagem, boas pessoas envolvidas como clientes, que são muito importantes, e esses clientes viraram amigos e é o que era a profissão de publicitário, um monte de amigos", disse.
José Pastore, professor aposentado da Universidade de São Paulo (USP) e integrante da Academia Paulista de Letras, onde Roberto também era membro desde 2015, disse que o amigo vai deixar um legado que vai inspirar várias gerações.
"Primeiro lugar tem uma cultura vasta e uma cultura eclética em várias áreas, né? Em segundo lugar, era de uma bondade incrível, né? Como pessoa humana era extraordinário. Deixa um legado muito grande porque muitas das nossas realizações, elas só tiveram chance de acontecer com a força e com o empenho dele", afirmou Pastore.
Em entrevista à GloboNews, o publicitário Luiz Lara disse que Roberto Duailibi criou campanhas memoráveis, que ajudaram a construir marcas.
"É um momento triste de perda realmente de um grande ícone da publicidade brasileira. Ele fez história na propaganda e mudou a história da publicidade brasileira. A DPZ é ícone da história da publicidade brasileira. Nós podemos dizer que a publicidade brasileira se divide antes e depois da DPZ porque ele, realmente, ao lado do Petit e do Zaragoza construiu posicionou marcas com muita criatividade."
Filho de um libanês e de uma brasileira, mudou-se para São Paulo quando tinha apenas 12 anos. Formado pela Escola de Propaganda de SP em 1956, começou a trajetória profissional ainda em 1952, na Colgate-Palmolive.
Ao longo da carreira, atuou como redator em algumas das principais agências do país, como a JWT, McCann Erickson e Standard Propaganda — onde chegou ao cargo de vice-presidente de criação.
Em 1968, fundou a agência DPZ ao lado de José Zaragoza, Francesc Petit e Ronald Persichetti. O grupo transformou a publicidade brasileira e consolidou a DPZ como uma das maiores e mais premiadas do país. Em 1969, Duailibi foi eleito "Publicitário do Ano" no Prêmio Colunistas.
Fonte - G1
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