Um suspeito de aplicar o golpe do falso advogado foi preso em Florianópolis, na manhã desta sexta-feira (10), pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas). Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao investigado.
A operação, iniciada pelo Ministério Público de Minas Gerais, visa desarticular uma organização criminosa investigada por estelionato mediante fraude eletrônica. Os golpes ocorriam por mensagens de WhatsApp.
Segundo as investigações, os criminosos se passavam por integrantes de um escritório de advocacia e, através de mensagens, enganavam as vítimas, que residiam em Minas Gerais. Os golpistas usavam perfis falsos e documentos fraudulentos.
As vítimas eram induzidas a realizarem transferências bancárias para contas de terceiros. A prática se configura como vantagem ilícita, em fraude conhecida como golpe do falso advogado. As investigações tramitam sob sigilo de Justiça.
Durante o cumprimento das buscas em Florianópolis, foram apreendidos R$ 14.200 em dinheiro. Ao todo, cinco pessoas são investigadas. Um integrante do grupo foi preso no Ceará, onde também foram apreendidos um notebook e três celulares.
Fonte: ND+
0 Comentários