As equipes de resgate encerraram, nesta sexta-feira (15), as buscas por vestígios no local da explosão na fábrica da Enaex, em Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba. Conforme o secretário de Segurança Pública do Paraná, Hudson Teixeira, qualquer avaliação agora sobre o motivo da explosão é precoce. Mais de 500 vestígios foram encontrados durante as buscas.
“Qualquer afirmativa agora da minha parte ela é irresponsável. A gente está buscando com bastante agilidade a conclusão disso, mas logicamente, é um fato que não é corriqueiro, depende de relatório de várias outras instituições especializadas em explosivos. Depende também de algumas respostas da empresa para a Polícia Civil Judiciária. Qualquer avaliação agora é precoce, tem que esperar chegar os resultados dos laudos citados pela Polícia Civil Judiciária e também toda a avaliação do que as testemunhas falaram sobre a rotina da empresa”, disse o secretário em entrevista coletiva.
O chefe da divisão operacional da Polícia Científica do Paraná, Leonel Letnar, relatou em entrevista ao repórter Ricardo Vilches da RICtv, que o material coletado está sendo analisado e, em seguida, será comparado com o perfil genético dos famíliares para fazer a identificação.
“Fizemos o mapeamento da área, coletamos esse material e enviamos para o necrotério, onde é feito uma triagem inicial. Em seguida, vai para o laboratório para o processamento e depois a análise do perfil genético”, explicou.
Já o secretário de Segurança Pública do Paraná, Hudson Teixeira, relatou à RICtv que o trabalho conjunto da Polícia Científica do Paraná com agentes de Santa Catarina e São Paulo deve reduzir o tempo dos exames para identificação das vítimas, caindo de dois meses para menos de dez dias.
Assim, todos os materiais coletados já estão em laboratório e que os dados não precisam ser encaminhados aos outros estados, já que o sistema fará o trabalho.
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) continua com as investigações das causas da explosão da Enaex que vitimou nove funcionários. O secretário Hudson Teixeira disse que a delegada responsável já está ouvindo testemunhas.
“A doutora Jéssica está ouvindo testemunhas e pediu um relatório técnico para empresa do dia do ocorrido e também dos que antecederam essa catástrofe. As imagens estão sendo periciadas e analisadas pela delegada”.
Teixeira falou também que até o momento, o que se sabe é que a explosão aconteceu após uma troca de turno e também durante uma reunião dos funcionários que assumiram o novo turno.
“Pelo que foi passado, nenhum manuseio de explosivo havia sido feito até o momento. Isso vai ser avaliado ainda com muito critério. Precisamos agora dos laudos do local do acidente, da identificação das vítimas para expedir o atestado de óbito, além de vários outros que a delegada vai pedindo ao longo do inquérito”, concluiu.
Explosão da Enaex deixou nove mortos em Quatro Barras
Teixeira confirmou a morte das nove pessoas que estavam desaparecidas após a explosão na empresa Enaex Brasil. A situação ocorreu na fábrica localizada em Quatro Barras.
A empresa divulgou os nomes das vítimas e lamentou o ocorrido nesta terça-feira (12); veja quem são:
Camila de Almeida Pinheiro
Cleberson Arruda Correa
Eduardo Silveira de Paula
Francieli Gonçalves de Oliveira
Jessica Aparecida Alves Pires
Marcio Nascimento de Andrade
Pablo Correa dos Santos
Roberto dos Santos Kuhnen
Simeão Pires Machado
Enaex: empresa fala sobre ocorrido
A Enaex oferece produtos e serviços de explosivos para a indústria brasileira de mineração a céu aberto, subterrânea e construção civil. A unidade já foi alvo de uma outra explosão, com quatro mortos, no ano de 2004. Veja o comunicado oficial após tragédia.
“É com enorme pesar que a Enaex Brasil comunica a ocorrência de um acidente aproximadamente às 06h00 desta terça-feira, 12 de agosto de 2025, especificamente em uma das plantas de acessórios de iniciação em suas instalações fabris localizadas no município de Quatro Barras, no Estado do Paraná, Brasil.
Outras 07 pessoas tiveram ferimentos leves, foram atendidas imediatamente e já estão com seus familiares em suas residências.
As investigações das causas do acidente estão em curso. A Enaex Brasil permanece à disposição das autoridades a fim de contribuir para o esclarecimento do ocorrido.
Agradecemos a compreensão de todos e solicitamos respeito à privacidade das famílias neste momento delicado.
Novos comunicados serão publicados de forma ativa e transparente, conforme confirmações oficiais“.
Fonte: RICTV
0 Comentários