Pilotos da Azul e Air France evitam colisão na pista em situação tensa, revela relato

Foto: IStock Editorial / Getty Images Plus

Um Airbus da Air France e um Embraer da Azul quase bateram na noite dessa quarta-feira (6/8), na pista do Aeroporto Internacional de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, em uma falha de comunicação na operação do local.

Na minutagem 9:00:00, é possível ouvir os pilotos da Air France informando que estavam se aproximando do ponto de espera em uma das pistas do aeroporto, prontos para decolar. A comunicação aconteceu por volta das 19h32.

No minuto seguinte, a tripulação do voo recebeu autorização para alinhar e manter na pista. Eles começaram o taxiamento, mas ouviu de um dos pilotos da Azul do voo 4547 um “Air France, stop!”.

Na sequência, a torre de comando diz para os pilotos da Air France manter a posição. O controlador perguntou para a tripulação da Azul se era possível o Air France passar com na frente do Embraer com segurança, possibilidade que é negada de imediato pelo piloto da Azul:

“Negativo senhor, a asa está aqui em cima da cabine”, diz o piloto se referindo ao Air France.

Às 19h35, a torre de comando diz que uma viatura do aeroporto está a caminho das duas aeronaves para analisar o ocorrido. Enquanto isso, o piloto da Azul pergunta qual havia sido as instruções passadas ao Airbus da Air France.

A torre de comando explica que o Air France não sabia da sequência do outro avião no processo de decolagem dele e por isso acabou não dando passagem. O piloto da Azul recebe a mensagem e diz

“Para mim é loucura que ele estava vindo para cima do avião, ia bater”.

Posteriormente, a tripulação do Azul auxilia a atuação da viatura do aeroporto até que a situação seja normalizada.

Eles tiveram quatros minutos para o religamento dos motores.

Já o Embraer da Azul decolou quase uma hora depois, às 20h48, pois foram rebocados até o pátio para reabastecimento.

Fonte: Metrópoles