A Prefeitura de Pato Branco promoveu uma capacitação sobre o cultivo de plantas medicinais, aromáticas e condimentares, na quinta-feira (26), no Centro Regional de Eventos, para agricultores e produtores rurais de Pato Branco.
Através do projeto Plante e Colha Saúde, realizado em parceria com a Sustentec e Itaipu Binacional, a capacitação forneceu informações importantes sobre o conceito, os aspectos técnicos e plantio de diversas espécies de plantas, que servirão de matéria-prima na produção de medicamentos fitoterápicos.
A capacitação foi ministrada pela engenheira agrônoma e mestre em produção vegetal e plantas medicinais, Natália Alberti. Ela destacou que a iniciativa faz parte da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF). Essa política visa garantir o acesso seguro e o uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos, promovendo o uso sustentável da biodiversidade, o desenvolvimento da cadeia produtiva e da indústria nacional.
Natália destacou que o Projeto Plante e Colha Saúde, executado pela Itaipu Binacional e a Sustentec, em parceria com a Prefeitura, expõe aos agricultores algumas dicas sobre as plantas, através de um curso básico e prático, que contém informações como a melhor forma de cultivar, o local mais apropriado, formas de diversificação de renda para a agricultura familiar, entre outras, focadas nos inúmeros benefícios para a saúde.
O secretário municipal de Agricultura, Edson Roberto Silveira, revelou que o objetivo é incentivar os produtores a produzirem plantas medicinais e aromáticas, que sirvam não só para o uso familiar, mas também para formar um mercado local que processe essas plantas.
Edson destacou também a questão da promoção da saúde pública, uma vez que o cultivo local de plantas medicinais pode impactar positivamente a saúde da população, através do uso de medicamentos fitoterápicos.
Fonte: PMPB
0 Comentários