CNH gratuita no Paraná, governo abre prazo para inscrições

Foto: Detran/PR

As inscrições para participar do programa CNH Social abrem nesta quinta-feira (12). São quatro mil vagas no Paraná.

O benefício fornece gratuitamente aulas de condução de veículos e isenta os candidatos de todas as taxas relacionadas a exames e testes teóricos e práticos.

As inscrições podem ser feitas até 16 de março no portal da CNH Social. O edital com todas os detalhes do processo também pode ser encontrado no site. Confira abaixo as principais perguntas e respostas sobre o novo programa do governo estadual.

🚘 Quem pode ter acesso à CNH gratuita?

Para acessar a CNH Social, a renda familiar do beneficiário não pode ultrapassar três salários mínimos. Também são requisitos morar no Paraná há pelo menos 12 meses e residir na mesma cidade em que o candidato quer ter acesso ao benefício.

É necessário estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Não podem participar pessoas com habilitação suspensa, cassada ou qualquer outra restrição ao direito de dirigir.

🪪 Vale para qualquer modalidade de carteira?

O programa possui quatro modalidades: Habilita, Profissionaliza, CNH nas Escolas e Mais Mulheres na Direção. Confira os detalhes sobre cada uma:

Habilita: obtenção da primeira CNH nas categorias A e B

Profissionaliza: motoristas que querem incluir na CNH as categorias C, D ou E; inclui cursos especializados

CNH nas Escolas: 10% das vagas da primeira habilitação serão destinadas a estudantes ou recém-formados do Ensino Médio na rede pública estadual

Mais Mulheres na Direção: 10% das vagas serão para mulheres na primeira habilitação e 50% para mulheres que querem mudar para as categorias C, D ou E

Segundo o governo, 5% do total de vagas será destinado a pessoas com deficiência (PCD).

💸 A CNH Social inclui todas as despesas?

Com a CNH Social, o usuário fica isento de taxas relacionadas a mensalidades, provas, cursos e exames médicos.

Também há isenção da mudança ou inclusão de categorias de habilitação e da observação sobre Exercício de Atividade Remunerada (EAR).

Fonte: G1