Polícia Civil deflagra ação para desarticular grupo criminoso em regiões do Paraná

Foto: PCPR

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) está nas ruas nas primeiras horas desta quarta-feira (19) para cumprir 20 mandados judiciais contra uma organização criminosa suspeita de controlar o tráfico de drogas em diversos municípios da região Sudoeste do Paraná. A ação acontece simultaneamente nas cidades de São João, São Jorge do Oeste, Pato Branco, Francisco Beltrão, Dois Vizinhos e Salto do Lontra, no Sudoeste, e Laranjeiras do Sul, na região Centro-Oeste.

A equipe da PCPR conta com o apoio da Polícia Penal do Paraná (PPPR) e com a atuação de cães de faro, que ampliam a eficácia das buscas. Entre as ordens judiciais estão cinco de prisão preventiva e 15 de busca e apreensão, além de bloqueios de bens, como veículos e valores em dinheiro dos investigados.

A investigação teve início em maio de 2024. Na ocasião, a PCPR cumpriu um mandado de busca e apreensão contra um indivíduo investigado pelos crimes de tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo. Com ele, os policiais encontraram um armamento, o que motivou a prisão em flagrante.

“A partir dos elementos de prova coletados durante aquela ação e de outras diligências realizadas na sequência, a investigação teve êxito em identificar a estrutura da organização, seu controle sobre a atividade criminosa na região e sua liderança, que mesmo presa seguia administrando o tráfico, inclusive por meio de interpostas pessoas”, explica a delegada da PCPR Paula Caroline Wisniewski.

A PCPR também chegou às identidades dos fornecedores de entorpecentes, bem como dos responsáveis por sua distribuição e revenda nas cidades de São João, Laranjeiras do Sul, Pato Branco e Francisco Beltrão.

A ação desta quarta-feira visa desarticular o grupo criminoso, estancar o comércio de entorpecentes e aumentar a segurança para a população da região.

Fonte: PCPR